quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Calatonia - A Cura pelos Toques


Essa foi a primeira técnica sutil que tive contato, fui fazer um curso de reflexologia em 2004 (falarei posteriormente) e aprendemos a calatonia como complemento. No curso quando havia as trocas, me lembro da paz que sentia após receber. Tinha a sensação de sair pisando nas nuvens.
Utilizei um tempo e depois na correria de cursos, acabei deixando de lado nem eu sei direito porque. Recentemente estava arrumando o material que sempre consulto e vendo algumas apostilas, quando me deparei com o material. Foi o máximo, comecei imaginar em quais pessoas que eu atendo que poderiam se beneficiar e depois naturalmente foi reincorporando.
Vou dividir com vocês um pouco dessa técnica que é muito linda. Espero que curtam comigo.

HISTÓRIA E DEFINIÇÕES
No original grego o verbo Kalaó indica relaxamento e também alimentação, afastar-se do estado de ira, fúria, violência, abrir uma porta, destar as amarras, deixar ir, perdoar aos pais, retirar os véus.
Calatonia é uma técnica de contribuição nos processos de cura através do contato pelo toque. Este método foi idealizado pelo Dr. Petho Sándor, tendo como base toques de extrema delicadeza que respeitam as menores manifestações do corpo e ds emoções tratadas na história corporal.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Dr. Sándor, trabalhando como médico da Cruz Vermelha, procurou aliviar a dor dos pacientes, vítimas de amputações, em grande parte por congelamento dos membros na época da retirada da Rússia. Ele explicou que para minimizar as reações compulsivas, dores dos membros fantasmas, depressões e abalos do sistema nervoso em geral, idealizou este método.
Após a guerra, os trabalhos com a Calatonia continuaram a ser feitos, sendo a mesma técnica aplicada às pessoas sofridas que se preparavam para a emigração e na população alemã abalada e constrangida, mas, dessa vez, não em doentes das clínicas cirúrgicas e sim em pacientes das áreas psicológicas ou neuropsiquiátricas. Assim, o trabalho foi se ampliando e no decorrer de mais de sessenta anos se solidificou, especialmente no Brasil.
Conforme Sándor, os toques sutis se utilizam do alto potencial da sensibilidade cutânea, pois a pele é uma extensão do sistema nervoso como se fossem microcensores sensitivos, proporcionando uma vivência multicensorial, uma síntese de várias particularidades perceptivas e aperceptivas, sintonizadas e sincronizadas numa configuração singular em cada indivíduo.
Através de uma relação do tônus muscular e harmonização dos fluxos corporais, pode ser estabelecido um acúmulo de energia, até então consumido num dinamismo corporal alterado e em bloqueios musculares, esse potencial de força vital quando liberado pode se dirigir ao inconsciente, mobilizando uma condensação de conteúdos que trazidos ao campo analítico, são de uma riqueza inesgotável para o processo terapêutico.
Dr. Sándor chegou ao Brasil em 1949 estabelecendo-se em São Paulo e na década de 80 teve início o Instituto Sedes de Sapietiae de São Paulo, na qual através de grupos de estudos, consolidou sua técnica.

INDICAÇÕES FÍSICAS:  Úlceras gástricas, distúrbios glandulares, artrite, asma, enxaqueca, obesidade, alergia, insônia, síndrome do pânico.
INDICAÇÕES EMOCIONAIS: Estresse, um trauma, a perda de um ente querido, a tensão e a ansiedade.
As tensões desencadeam e agravam diversos processos de adoecimento.

Com o acompanhamento de um terapeuta e a ajuda dessa técnica, você terá excelentes resultados. Confira!

Um grande abraço a todos e até a próxima.
lucianalima_505@hotmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário