sexta-feira, 16 de abril de 2010

Shiatsu

História
Meridianos e Pontos

Há milênios desenvolveu-se no Oriente um sistema relacionado à energia vital dos seres humanos, em especial do homem. Essa energia básica da vida é chamada de "ki".
A energia vital, ou ki, flui pelo corpo humano de forma regular. Esse fluxo forma "canais" , ou "caminhos". Esses canais são os meridianos de energia, a base da medicina oriental. São utilizados pelos terapeutas no trabalho de reequilíbrio energético. O livre fluxo de energia pelo nosso corpo é essencial para a saúde e sensação de bem. físico e psicológico.
Os meridianos são representados por uma grande "linha" de energia, que sobe e desce percorrendo o corpo humano da cabeça aos pés, formando uma "trilha" que pode ser aprendida e utilizada de forma sistêmica. Essa linha é dividida em doze pedaços. Cada pedaço é um meridiano - relacionado a determinadas funções orgânicas e a certas características psicológicas e emocionais. Na maioria os meridianos têm o nome do órgão que ocupa lugar de destaque dentro das funções a ele ligadas. Alguma dor ou reação ao longo do meridiano não implica necessariamente em problema no órgão que o denomina.
Ao longo dos meridianos encontramos pontos que condensam energia. São chamados tsubos, cuja tradição nos dá "abertura", "buraco". São pontos que nos permitem contatar e atuar sobre a energia dos meridianos de uma forma mais intensa. Os antigos diziam que os tsubos são pontos onde o fluxo de nossa energia vital aflora à superfície do corpo.

Shiatsu
"Shi" significa dedo e atsu "pressão" - pressão com o dedo.
É comum ser definido como uma "massagem oriental" Mas na realidade, é uma terapia de reequilíbrio físico e energético. Atua através de pressões que são efetuadas em determinadas áreas do corpo humano.
Shiatsu é uma palavra japonesa. É uma técnica mais preventiva do que curativa.
É verdade que alivia dores no corpo e dá conta de pequenos distúrbios orgânicos. Mas o grande potencial do shiatsu está em tornar o paciente ciente de seu próprio corpo. Nele armazemamos emoções, sentimentos e refletimos nosso estado mental. No corpo, por entre seus músculos e nervos, está inscrito um pouco do nosso passado. Ele fala de nós de uma forma mais viva do que nossas palavras, que contam histórias nem sempre exatas. O corpo não mente e, também não esquece.
Quando tocamos uma área ou um ponto onde a energia está bloqueada, não só chamamos atenção do paciente para ela, como ajudamos o bloqueio a se dissolver. Esse trabalho de normalização do fluxo energético traz uma sensação de equilíbrio interno, de leveza e bem-estar, de integração consigo mesmo e com o agente de cura. Ele se sentira profundamente relaxado, e, ao mesmo tempo, repleto de vigor e energia.

Livro: Zen Shiatsu (Mário Jahara-Pradipto

Uma sessão de Shiatsu demora em média 50 minutos. Importante vir com uma roupa confortável. No primeiro atendimento costumo explicar para que serve a técnica e de que forma ela poderá benefiar o atendido. Há pontos que são bem doloridos e junto com o paciente vamos percebendo qual a pressão adequada. Essa técnica eu uso bastante no pessoal que tem os musculos mais desenvolvidos que parecem já vir muito mais tensos e em alguns casos bem travados. Mas, ela pode ser utilizada, com bom senso em todos.
Gosto de observar o benefício que uma pratica como essa traz, no semblante ao término de uma sessão você já consegue visualizar o alinhamento.
Se perceba e procure ajuda preventiva.
Um beijo a todos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário