segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vamos Meditar?

Tenho uma mente inquieta, mas com disciplina e às vezes devido ao cansaço do corpo físico encontro mais facilidade para me deixar ir para o meu templo interior. Onde consigo organizar o meu Eu.

Uma vez li algo sobre a meditação que : - Quando rezamos falamos com Deus e ao meditar o ouvimos.
Achei tão lindo e fez tanto sentido, que comecei a elaborar o que era a tão falada meditação.
Neste texto abaixo, há uma explicação bem didática que gostaria que curtissem:




A arte de meditar é simples e agradável. No mundo de hoje a meditação desempenha um papel importante como fator de equilíbrio na vida de muitas pessoas em todo o mundo. Mais que um antídoto a vencer o stress e a tensão, a meditação nos capacita a experimentar momentos de profunda beleza e riqueza


A mais antiga de todas as técnicas de meditação é a meditação Raja Yoga. Ela nos ensina a apreciar a arte do silêncio interior nos conduzindo ao equilíbrio e à serenidade. O primeiro passo na prática desta meditação é o entendimento da distinção entre o “ser”, que no mundo recebe diversas denominações tais como: alma, espírito, psique, etc, e a matéria.

Quando dizemos minha cabeça, meus pés, quem é que está dizendo “meu”?

Entender que a alma humana é diferente do corpo físico significa entender que o “ser humano” não é apenas um “corpo físico”, mas sim um ser consciente (alma, psique, espírito, etc.) atuando através de um veículo (corpo).

O ser humano é um ser espiritual por excelência, e ser “espiritual” está ligado a ser você como você é verdadeiramente, em essência, forma e natureza.

Mas qual é a natureza do ser humano?

Quando saímos de férias, o que buscamos?

Preocupações, intranqüilidade ou algo negativo?

È claro que não. Buscamos por paz, felicidade, harmonia, ou seja, aquilo que é positivo.

Se buscamos por algo, é que já experimentamos aquilo antes. Se você busca por paz é que você já experimentou este sentimento antes. Não fica difícil deduzir que a natureza do ser humano está relacionada com a paz, a felicidade, o amor. Dentre todas as “experiências” que tivemos na nossa existência, uma das coisas que mais nos atrai é estarmos em paz conosco, com os outros e com a natureza.

A meditação nos ajuda a resgatar aquilo que temos de mais belo dentro de nós, transformando a energia negativa em energia pura e positiva. A clareza de experimentarmos nossa verdadeira natureza é traduzida pela fragrância de virtudes como amor, serenidade, paciência, felicidade, etc. O mais interessante é que a meditação gera dinamismo e entusiasmo no viver.

A meditação nos dá a percepção de que somos seres conscientes, energia metafísica, espiritual. O passo inicial da meditação é nos experimentarmos como seres de paz.

A prática inicial da meditação raja yoga consiste em visualizar um pequenino ponto de luz, brilhante como uma estrela, no centro da testa e experimentar-se como um ser de luz preenchido de paz. Irradiando esta energia ao seu redor você estará criando e experimentando uma atmosfera de harmonia. Experimente!

Autor: Herbert Santos.

Super beijo no coração de todos.

Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário